Cerimônia da Caneta…

cerimonia da caneta

Aprender a valorizar as coisas simples, marcar os avanços, celebrar as conquistas. Isso é ótimo e necessário. Nesta semana tivemos uma destas celebrações no Monte Horebe, trata-se da cerimônia da caneta.

Esse evento é realizado com as crianças de 4º ano na Escola Monte Horebe. Segundo Suzane (Duda) Diretora da Escola Monte Horebe, “as crianças que chegam ao 4º ano sabem que vivenciarão uma etapa muito importante em sua vida escolar, serão autorizados a escrever de caneta”. Parece algo muito simples ou até irrelevante devido a circunstância que vivemos, de um mundo altamente tecnológico e de palavras jogadas ao vento, mas a cerimônia é profunda em seu significado. A atividade mostra que a partir dessa etapa da vida a criança precisa pensar antes de agir, pois aquilo que se escreve deixará uma marca permanente boa ou ruim. Uma vez escrevendo com caneta, a tinta marca o papel profundamente. Para Suzane o princípio bíblico destacado é o de caráter, nas palavras dela, “ações têm consequências que às vezes marcam nossas vidas, assim como a escrita à caneta num papel, não tem como apagar sem deixar marcas”.

A cerimônia da caneta nos leva a refletir sobre o que fazemos, pois o que fazemos mostra quem somos. Precisamos pensar antes de agir ou falar e no caso específico, pensar bem antes de escrever! Como mencionado no filme o Gladiador, “o que fazemos na vida ecoa pela eternidade”.

Veja mais…

Deixe um Comentário