Coopera Caçador


coopera

As ações que são desenvolvidas na área rural a partir do Monte Horebe funcionam de maneira integrada. O diagnóstico da comunidade apresenta uma série de desafios, entre eles a fixação das famílias no campo, geração de renda e a necessidade de proporcionar qualidade de vida. Assim, um casal voluntário, (Suzane e Lucas Leite) deram início a atividade do Coopera Caçador. Esse projeto visa:

  • Criar oportunidades de geração de renda na comunidade, proporcionar uma ação integradora e integrada entre as famílias, minimizar a pobreza e resgatar a cultura agrícola da região;
  • Incentivar a permanência das famílias no campo;
  • Formar pessoas que compreendam e pratiquem princípios de economia solidária como contraponto ao individualismo;
  • Gerar renda por meio da agricultura familiar, modificando a imagem referencial da produção tradicional, outrora vista como modelo ideal, que, todavia foi criadora de um paradigma que criou restrições para os pequenos produtores e que incentivou grande parte dos moradores da região a vender suas terras e a abandonar sua vocação.

A ação realizada pelo Coopera Caçador integra pessoas que são desejosas de fazer o bem, grande parte delas está em igrejas parceiras (de maneira interdenominacional) que contribuem com projeto por meio de vendas, organização logística, assistência técnica e assessoria financeira para os agricultores familiares.