Perfuração do Poço – Comunidade do Caçador

Perfuração do Poço

Há dois meses o Monte Horebe deu início a perfuração de um poço na Comunidade do Caçador.  A carência em relação a água em melhores condições na localidade é urgente. Assim, até o presente momento temos providenciado água em galões para o consumo em nossa escola e água da cisterna (sistema de captação de água de chuva) para usar nos banheiros e na limpeza.

O fato de estarmos durante dois meses trabalhando com o poço é uma demonstração clara de que algo não deu muito certo. Perfurar poço de acordo com os geólogos, é um processo que envolve situações inesperadas. O mais comum é de que em uma semana ou no máximo dez dias o poço já esteja pronto. Porém, devido ao tipo de solo que foi encontrado no local esse prazo não foi possível de ser cumprido. As rochas calcárias que por uma lado ajudam a armazenar água de boa qualidade também trazem uma dificuldade, trata-se da formação de cavernas subterrâneas que deixam o processo de perfuração bastante sensível.

No primeiro poço, a empresa que está prestando serviços para o Monte Horebe, a Tecnopoços, perdeu boa parte da tubulação devido a uma caverna que “engoliu” o material e trouxe a necessidade de uma segunda perfuração. Na outra houve obstrução com lama expansiva, que também impossibilitou a instalação do poço.

Assim, estamos agora aguardando a continuidade do processo, que está previsto para mais um mês, devido a outros compromissos que a prestadora de serviços precisa honrar antes de voltar para a Comunidade do Caçador.

O que podemos afirmar diante desta situação? Existe água no local, isso já foi confirmado. A empresa que está prestando serviço pra nós é idônea, e em breve o processo de perfuração continuará com um método um pouco diferente, chamado de “TUBEX”, esse é o mais adequado para área de karst, portanto, a água que servirá para a escola e para parte da comunidade do Caçador em breve estará disponível.

Agradecemos a todos os que até contribuíram para provisão de água para a Comunidade, no entanto, ainda nos faltam recursos para pagar a perfuração. Assim, se você quer se envolver na provisão de água para as pessoas do Caçador, faça contato conosco e descubra como proceder.

Deixe um Comentário